O antigo Presidente da República de Portugal, Mário Soares, reafirmou, no Mindelo, que gostaria de ver Cabo Verde como membro de pleno direito da União Europeia, informa a Lusa.
Mário Soares falava na terça-feira, no Centro Cultural do Mindelo, ilha de São Vicente, como convidado de uma conferência organizada pelo Instituto de Estudos Superiores Isidoro Graça.
O antigo chefe de Estado português falou sobre o tema «Cabo Verde e a Europa na encruzilhada dos destinos: ontem, hoje e amanhã», que serviu de base também a uma intervenção do Presidente cabo-verdiano, Pedro Pires.
Segundo a Inforpress, Mário Soares voltou a dizer que a sua opinião é a de que, após o 25 de Abril, Cabo Verde devia ter obtido um estatuto de região autónoma de Portugal, como a Madeira e os Açores.
Porém, acrescentou, na altura a questão não podia pôr-se já que tanto a Guiné-Bissau como Cabo Verde, liderados pelo mesmo partido, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), queriam era a independência.
Pedro Pires, que falou depois de Soares, lembrou que há 32 anos o próprio Banco Mundial considerava o novo país inviável e congratulou-se depois com a integração de Cabo Verde no grupo de países de rendimento médio, a partir de Janeiro, e detentor de um Índice de Desenvolvimento Humano «notável».
´
fonte : http://www.portugaldiario.iol.pt/not...769&div_id=291
E porque não Marrocos ou mesmo quem sabe o Canadá, a Argélia que são países tão europeus?! Qual é a parte da seguinte frase é que este velho caduco não entende? “União Européia”. Se não seria “nações ao molho unidas fingindo que são européias ”
Sem comentários:
Enviar um comentário